Associação das Obras Pavonianas de Assistência ********************Vitória-ES********************

Promovendo a dignidade humana através da formação profissional para o trabalho!

quinta-feira, 16 de abril de 2009


Uma história de superação e sucesso


Depoimento concedido pela ex-aluna Marlete Venâncio Ribeiro ao Centro de Formação Profissional Ludovico Pavoni

CFComo você conheceu o trabalho das Obras Pavonianas (Centro de Formação Profissional Ludovico Pavoni)?
Marlete: Estava passando na rua e vi o cartaz a respeito dos cursos, resolvi entrar e fui muito bem recebida.
CF – Que impacto o Centro de Formação causou na sua vida?
Marlete: O trabalho do Centro de Formação fez com que eu me valorizasse. Que acordasse para a vida. Com relação à minha família, ganhei mais respeito que não tinha antes.
CF Fale um pouco da sua vida antes e depois de conhecer o projeto (Centro de Formação).
Marlete:Antes do Centro de Formação eu não tinha identidade e aqui aprendi a ser pessoa, ser valorizada. Foi aqui que encontrei a minha identificação. Pois eu tinha problemas com alcoolismo. Durante 30 anos de minha vida eu bebi. Não tinha nome e nem identidade. A sociedade não me respeitava, não me chamava pelo nome, de modo que perdi a identidade e foi através da minha entrada no Centro de Formação há 5 anos atrás que me redescobri e hoje não bebo mais. Assim conquistei o respeito próprio e da sociedade.
CF – Com qual curso você mais se identificou?
Marlete: Já fiz vários cursos, sendo que identifiquei mais com o de salgados.
CF – Dentre os cursos que você participou, quais estão te ajudando a gerar renda? Há quanto tempo você está trabalhando?
Marlete: Os cursos que mais me ajudaram foram os de salgados, modas da casa, bonecas de pano e sabonetes artesanais. Há mais de 2 anos consigo gerar renda.

CF- Qual a importância dos cursos oferecidos pelas Obras Pavonianas, através do Centro de Formação, para a comunidade?
Marlete: Pra mim tem muita importância. O grupo (funcionários, instrutores, amigas do curso) que ajudaram na valorização. A melhor coisa que aconteceu na vida foi conhecer o Centro de Formação. É importante não como geração de renda, mas a parte de humanização da pessoa.
CF- Tem algo mais que gostaria de falar?
Marlete: Sim. Acredito que as pessoas deveriam valorizar mais, ter mais disposição para aprender pois se a pessoa quiser ela consegue gerar sua renda, melhorar de vida.
CF – Seus planos futuros...
Marlete: Construir minha casa própria, pois ainda moro num barroco. E com certeza com a renda obtida através do que aprendi no Centro de Formação irá me ajudar muito

Toda Equipe do Centro de Formação Ludovico Pavoni se alegra com este bonito exemplo de vida, que nos dá força para continuá-mos nossos esforços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário