Associação das Obras Pavonianas de Assistência ********************Vitória-ES********************

Promovendo a dignidade humana através da formação profissional para o trabalho!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Trezena de Santo Antônio

Devoção e Catequese: Trezena de Santo Antônio – 2009

Ir. Roberto Oliveira Cipriano

Nos últimos anos, surgiu à iniciativa de ser praticar um tempo forte de catequese, onde fossem abordados temas consistentes, os quais estariam em comunhão com a proposta de reflexão da Igreja. Esta ação surgiu concretamente na Trezena de Santo Antônio, que é realizada no Santuário-Basilica na cidade Vitória – ES. Um momento que oportuna encontrarmos devoção e formação de modo acessível a todos.
Este ano, o idealizador do projeto, Padre Roberto Camillato, apresentou como proposta de reflexão o Ano Paulino e o Ano Catequético. Cada dia foi refletido, por padres convidados, os principais assuntos que perpassam a teologia presente nas Cartas Paulinas. Que riqueza! Os fiéis esperavam com ansiedade pelas palavras dos convidados, e os convidados, por sua vez, apresentavam com zelo pastoral a mensagem que tinham a apresentar. Assim, toda Igreja Capixaba teve a chance, de modo breve, mas consistente, de aprofundar sobre o testemunho e a vida do Apostolo Paulo.
A Celebração de Corpus Christi, como também o Ano Catequético, foi vivenciado com muita fé. O primeiro evento, que teve por tema - o corpo e sangue de Cristo – mesa e ceia do Senhor – conforte-nos e revigore nossa partilha em novos e fraternos relacionamentos de fé e de comunhão - foi celebrado por Dom Mário Marquez Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória – ES; e o segundo evento teve por tema a catequese – da grande acolhida à instrução doutrinal. Da cultura religiosa à consciência da prática e do agir cristão – foi celebrado pelo Frei Hipólito Martendal, OFM – que com maestria, simplicidade e profundidade apresentou o seu ensinamento que encantou todos os presentes.
Estamos diante de uma rica proposta de evangelização, que sabe respeitar a fé, que é cultivada na devoção, mas também abre portas para fundamentar e aprofundar o mistério a nós revelado. Agradeçamos a Deus por tudo que ele nos deu com esta experiência.
Santo Antônio rogai por nós!